Fonte personalizada ou própria no seu site
Graças à nova versão do CSS, o CSS3, é possível desenvolver um projeto HTML com fonte personalizada, diferente ou até própria a determinando na folha de estilo utilizando a nova propriedade do CSS, o font-face. Também saberemos se é possível ou não determinar anti-alias (ou antisserrilhamento) na fonte e renderizar seus formatos para cada navegador.
Senti que falei como se o @font-face fosse uma "NOVA PROPRIEDADE DO WEB DESIGN". Mas a verdade é que ela existe desde 2007 e os navegadores/browsers só foram ter suporte para a propriedade bem depois disso, impedindo não só que designers utilizem a propriedade, mas sigam um padrão limitado de fontes. E quem é web designer sabe o que é ter que recorrer às imagens e/ou ao sIFR (Rich Accessible Typography for the Masses): técnica válida que utiliza Flash, Javascript e CSS, porém pesada e para mim, descartada.
Extensões
{Pois muitas vezes formatos são específicos.}
Algumas das mais usadas: .ttf: (TrueType) — .otf (OpenType) — .svg e .svgz (Scalable Vector Graphics) — .eot (Embed OpenType).
@font-face
{ Use tipografias em seu site que não estão instaladas no computador do visitante.}
Já pode abrir um novo documento CSS. No exemplo abaixo, o qual recomendo colar na sua folha de estilo para entender melhor, fica clara a utilização da propriedade. Vou utilizar o formato padrão, .ttf. Veja:
@font-face {
font-family: Autodidatt;
src: url(http://exemplo.com/fontes/Autodidatt.ttf);
}
Agora vamos entender:
@font-face
é o nome da propriedade; font-family
define o nome da fonte; o atributo src
(resource) aponta o endereço URL (src: url..
) para o arquivo da fonte, que está entre parenteses: (http://exemplo.com/fontes/Autodidatt.ttf).
Lembrando que o nome da fonte pode ser o que você quiser.
Para utilizar essa fonte em nosso arquivo HTML, não há nada de novo. O HTML continua básico. Um exemplo, usando a fonte do código que foi usado no primeiro exemplo:
h1 { font-family: Autodidatt, Arial; }
No caso, estou usando a minha fonte (Autodidatt) em um texto dentro de h1. E caso não funcionar — que é o caso dos usuários do Internet Explorer — ele vai exibir o texto em Arial, ou também para quando o sistema ou o navegador não ler o formato da fonte, mas isso tem solução (ao contrário dos usuários do IE). Só continuar lendo.
Acessibilidade
{Até para usar uma diferente tipografia a acessibilidade é necessária. Renderizaremos os formatos das fontes para todos os navegadores e sistemas.}
Depois de entendermos o font-face e finalizarmos o nosso código, devemos renderizar a fonte pois nem todos navegadores lêem o mesmo formato de letra que o seu.
O código é simples:
src: local('☺'), url('http://exemplo.com/fontes/Autodidatt.woff') format('woff'), url('http://exemplo.com/fontes/Autodidatt.ttf') format('truetype'), url('http://exemplo.com/fontes/Autodidatt.svg') format('svg');
Quem sabe ler vai entender o código. Ele só está lendo os formatos e executando as páginas, lendo todas e vendo o que vai "dar na telha". Você pode editar os códigos, adicionando novos formatos, tornando-o mais acessível.
O anti-alias é possível no CSS?
{ De uma vez por todas, o que já fez muitos voltarem a recorrer às imagens.}
Definitivamente, não. Nem "anti-aliasing", nem "font smoothing". Visitei fóruns, li artigos, me perdi ao responder para muitos, até para mim mesma. MAS, também utilizando o CSS3, achei uma solução que dá pelo menos uma "aparência" de antiserrilhamento não totalmente válida.
Usando a propriedade text-shadow consegui disfarçar o serrilhamento de uma página HTML em que eu utilizava o font-face. Segue o código pronto para inserir na folha de estilo:
Pode-se alterar para uma cor mais cabível para a página, já que a cor não vai ser válida para todos documentos HTML do mundo. Preferi utilizar
text-shadow: 0 0 1px rgba(0,0,0,0.3);
rgba(0,0,0,0.3)
mas pode ser alterada para HEX sem problemas.
Segue abaixo os códigos. Os campos em vermelho indicam o que é para alterar.
Código da tipografia personalizada:
@font-face {
font-family: NOME DA FONTE;
src: local('☺'), url('LINK DA FONTE EM .WOFF') format('woff'), url('LINK DA FONTE EM .TTF') format('truetype'), url('LINK DA FONTE EM .SVG') format('svg');
}
Código pra usar a tipografia personalizada com aparência de anti-alias:
h1 {
font-family: NOME DA FONTE; text-shadow: 0 0 1px rgba(0,0,0,0.3);
}
2 Response to "Fonte personalizada ou própria no seu site"
Postar um comentário